BlogDocesSobremesa gelada: Semifredo de Lavanda e Pistache

Sobremesa gelada

Sobremesa gelada: Semifredo de Lavanda e Pistache

Doces

Sobremesa gelada: Semifredo de Lavanda e Pistache

O Semifreddo, ou “semigelado” é uma sobremesa gelada italiana clássica. Nós simplificamos o processo, substituindo os ovos por mascarpone.

O resultado? Uma sobremesa cremosa e floral, salpicada de pistaches torrados. Confira essa receita que é tão simples de fazer quanto certa de agradar!

FacebookWhatsAppTwiter

Ingredientes

Semifreddo

¾ xícara (90g) de pistaches torrados, divididos
⅔ xícara (140g) de açúcar granulado  
2 colheres de chá de flores de lavanda, divididas
¼ colher de chá de sal marinho fino
3 xícaras (710ml) de creme de leite
225g de queijo mascarpone

Modo de preparo

1º PASSO

Forre uma forma retangular de pão ou de bolo inglês com plástico filme, deixando uma sobra de 7,5 cm.

2º PASSO

Coloque os pistaches no copo de 700 ml. Com o Mixer de Mão KitchenAid, pulse até que os pistaches estejam grosseiramente moídos. Espalhe 3 colheres de sopa de pistaches moídos e 1 colher de chá de flores de lavanda na base da forma preparada. Coloque o restante dos pistaches em uma tigela pequena e reserve.

3º PASSO

Adicione agora o açúcar, 1 colher de chá de flores de lavanda e o sal no copo de 700 ml. Usando o mixer, pulse até que as flores estejam finamente moídas.

4º PASSO

Em uma tigela grande, coloque o açúcar com a lavanda, o creme de leite e o queijo mascarpone. Retire o braço do mixer de mão da base do mixer de mão e encaixe o protetor de panelas. Depois, encaixe-o novamente na base e coloque-o na mistura. Bata até formar picos macios. Use uma espátula para misturar os pistaches restantes.

5º PASSO

Despeje lentamente o semifreddo na forma, batendo delicadamente para retirar bolsões de ar e para nivelar a mistura. Cubra com plástico filme e coloque no congelador até congelar, de 6 a 8 horas ou de um dia para o outro.

6º PASSO

Para servir, retire a forma do congelador e vire o semifreddo sobre uma tábua de corte. Retire o plástico e deixe descansar por 5 minutos para amolecer. Corte com uma faca longa que tenha sido mergulhada em água morna. Sirva com uma porção de compota de pêssego. 

7º PASSO

Se tiver dificuldade para soltar o semifreddo da forma, coloque as laterais da forma com cuidado sob a torneira de água quente por cerca de 5 segundos antes de virar a forma. Além disso, se o semifreddo congelou de um dia para o outro, para uma textura melhor ele deve ser temperado antes de servir. Coloque fatias em pratos e deixe na geladeira por 15-20 minutos. Esse passo não é necessário, mas produz um bom resultado. 

Ingredientes

Calda de pêssego

Pacote de 450g de pêssegos descascados, sem semente e picados
2 colheres de sopa (24g) de açúcar granulado
2 colheres de sopa (30ml) de suco de limão
1 colher de sopa (15ml) de conhaque, opcional
½ fava de baunilha, sem as sementes
⅛ colher de chá de sal marinho fino

Modo de preparo

1º PASSO

Coloque todos os ingredientes em uma panela média sobre fogo médio. Mexa sempre até ferver. Continue cozinhando até que os pêssegos comecem a desmanchar e o caldo engrossar, cerca de 5 minutos.

2º PASSO

Tire a panela do fogo, coloque no liquidificador e pulse várias vezes até atingir a consistência que você desejar. Cubra com a tampa e deixe na geladeira até a hora de servir. 
Icone dica
Dica: Um doce que não é um sorvete, mas é macio e você come congelado? O semifreddo nada mais é do que uma sobremesa gelada de textura suave, como se fosse um sorvete preparado de outra forma!
Sobremesa gelada mixer de mão
15 DE setembro DE 2021
CompartilharFacebookWhatsAppTwiter

Receba novidades, receitas e dicas de como aproveitar a sua KitchenAid!