Halloween em casa
Halloween

Halloween em casa

Outubro é conhecido popularmente pelo mês das bruxas e, na América do Norte, o dia 31 ganha uma festa só sua, o famoso Halloween. No Brasil, a festa ganha cada vez mais adeptos, entre crianças e adultos, prontos a festejar em um clima apavorante e divertido. A origem do Halloween tem uma relação forte com […]

Compartilhe esse post:Ícone para compartilhar no WhatsAppÍcone para compartilhar no FacebookÍcone para compartilhar no TwitterÍcone para compartilhar no PinterestÍcone para compartilhar no Email

Outubro é conhecido popularmente pelo mês das bruxas e, na América do Norte, o dia 31 ganha uma festa só sua, o famoso Halloween. No Brasil, a festa ganha cada vez mais adeptos, entre crianças e adultos, prontos a festejar em um clima apavorante e divertido.

A origem do Halloween tem uma relação forte com o ato de afastar maus espíritos. Historicamente, os celtas acreditavam que criando um ambiente estranho e assustador, afastariam espíritos malignos que poderiam atrapalhar ou prejudicar suas colheitas. Com a ocupação das terras europeias, esses e outros costumes foram levados para diversas regiões do mundo, popularizando a comemoração.

O uso das abóboras, principais símbolos da festividade, têm origem no folclore irlandesa que foi levado aos Estados Unidos através da imigração dos povos da Irlanda. A lenda diz que Jack, um cidadão comum, fez um trato com o Diabo após prendê-lo, na forma de uma moeda, sob um crucifixo. Depois de morto, Jack não é aceito no céu, assim como também não é aceito no inferno, e passa a vagar pelas terras irlandesas com uma brasa como lanterna. A história diz que Jack, que agora recebe o nome de Jack O’Lantern (Jack da Lanterna) colocou a brasa dentro de um nabo oco, para que durasse mais tempo e, com a imigração, os irlandeses passaram a acender velas dentro de abóboras com rostos esculpidos em suas cascas, adaptando a tradição de seu povo ao novo país e, sem saber, criando uma nova.

O nome dado à festividade é inspirado na expressão “All hallow’s eve“, que significa “véspera de todos os santos”, pois é realizada em 31 de outubro, um dia antes da “festa de todos os santos”, comemorada em 1° de novembro.

Seja como for, as festas de halloween se popularizaram e já são famosas em todo o mundo. Mas, o que é preciso para fazer uma autêntica comemoração de dia das bruxas ai na sua casa? Confira algumas dicas e crie uma atmosfera de terror para comemorar com crianças e adultos.

Falando em abóboras…

Já que elas são a maior referência que temos do halloween, abuse das abóboras na decoração da sua festa. Elas podem servir como lanternas, apenas colocando velas dentro, assim como são ótimas para colocar doces ou decorar mesas.

Para fazer a tradicional lanterna do Halloween você precisa abrir um buraco na tampa de uma abóbora, retirar todas as sementes e a polpa, desenhar as formas que desejar na casca e recortá-las, com cuidado, com a ajuda de uma faca pequena. Pronto. Sua lanterna já está pronta, agora é só acrescentar uma vela acessa na parte de dentro e esperar pelos sustos.

Velas, ratos, morcegos e teias de aranha

Para uma decoração de arrepiar, abuse de referências assustadoras, principalmente velas, sangue artificial, esqueletos, aranhas, ratos fantasmas, lápides e morcegos. Eles dão ao ambiente um clima de terror, como nas casas abandonadas e cemitérios.

Além de serem fáceis de encontrar em lojas de decoração nesta época do ano, esse tipo de decoração também é muito simples de se produzir em casa. Você pode utilizar cartolina preta para desenhar e recortar os pequenos animais. Utilizar algodão para fazer as teias de aranha é uma ótima opção, ideal para decorar cantos, embaixo dos móveis e pendurar no teto. O ar assustador será garantido.

Abuse do preto e laranja

Já que as abóboras são o principal símbolo do halloween, o cor de laranja é indispensável quando pensamos em planejar um evento para comemorar a data. E como a ideia é criar um ambiente assustador, nada melhor que a cor preta, fundamental para dar um ar de terror à decoração.

Como a data exige um toque fúnebre, o roxo também é uma cor indicada para a festividade. Utilize a combinação em tudo, desde tecidos à alimentos.

Decore o banquete

 

Se você está planejando uma festa animada, um jantar, uma comemoração de aniversário ou mesmo uma recepção animada para o “Doces ou travessuras” das crianças, decorar o que você irá oferecer ou servir é sempre uma boa ideia.

Decore seus cookies com pasta americana e brinque com o tema

 

Cookies caseiros em formato de bruxas, fantasmas ou morcegos são ótimos para entregar àqueles que irão visitá-lo. Além disso, se o assunto é um jantar, abuse das referências e crie pratos como sopas ou doces de abóbora, cupcakes com decorações macabras, como o red velvet ou sorvetes nas cores da festa. Que tal?

Capriche nas fantasias

Bruxas, caveiras e fantasmas são ótimas opções para se fantasiar

 

Uma boa Festa de Halloween exige uma fantasia a altura e as opções são infinitas: bruxas, múmias, fantasmas, zumbis, caveiras e muito mais. Você pode, inclusive, fazer uma referência a personagens de filmes e séries, como A noiva cadáver ou Beetlejuice. Solte a imaginação e aproveite.

E você, também está planejando uma Festa de Halloween na casa? Compartilhe nos comentários.